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Redes sociais e livestream movimentam o comércio eletrónico

Redes sociais e livestream

Novas ferramentas e tecnologias são constantemente testadas para aumentar as vendas, como o uso de redes sociais e livestream

 

 

Na Europa, 98% dos consumidores online usam as redes sociais para achar produtos, enquanto estima-se que, até 2025, as vendas feitas em streaming gerem mais de US$ 1,2 triliões de receita em todo o mundo. Atualmente, estas são as principais ferramentas de divulgação que os retalhistas online têm apostado para aumentar as vendas.

84% da população na Europa do Norte e Ocidental acedem regularmente às redes sociais, e quase a totalidade destes as utilizam para pesquisar ou comprar produtos. Estes dados fazem parte do Relatório Europeu de Comércio Eletrónico de 2023, realizada em agosto daquele ano, com 5 mil pessoas da Bélgica, França, Alemanha, Países Baixos e Reino Unido.

Segundo a investigação, as redes sociais citadas como as mais utilizadas para a busca por produtos foram: YouTube (47%); Facebook (43%); Instagram (40%); LinkedIn (30%); Snapchat (20%); Pinterest (17%); e TikTok (15%). Apesar do uso das plataformas pelo grande apelo que apresentam, para estes consumidores o preço ainda é fundamental.

 

O apelo visual é importante, mas o preço é sempre decisivo

Antes de tudo, 42% dos consumidores disseram analisar os produtos com o menor preço. Outro ponto relevante, é o frete grátis. Isto, assim como a devolução sem custos, foram citados por 42% das pessoas, que escolhem essas opções antes de fechar o negócio. 27% das pessoas, por exemplo, afirmam perder o interesse se houver a cobrança da devolução, enquanto 21% simplesmente não compram.

 

Estratégias de vendas que funcionam

As vantagens continuam a atrair os e-shoppers. Em primeiro lugar, os consumidores europeus (45%) afirmam que os descontos pós-visita no ecommerce é o que mais os conquistam. Em segundo, e-mails ou newsletters das marcas que eles seguem, também funcionam como gatilhos (38%).

O número de utilizadores de redes sociais continua a aumentar. Entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023, passou de 4,62 mil milhões para 4,72 mil. Isto representa um crescimento de 3%, ou 137 milhões de utilizadores a mais em um ano. Por consequência, as plataformas atuais estão a evoluir e a se desenvolver, para atender a uma variedade cada vez maior de desejos e necessidades dos consumidores.

 

Vendas em streaming: Influenciadores reinventam o televendas

O novo modelo de vendas, baseado na promoção de produtos e serviços através de transmissões ao vivo, chegou à Europa com empresas dos setores da moda e do retalho. As chamadas vendas por streaming, vendas por transmissão ao vivo ou comércio ao vivo, são um modelo baseado na promoção de produtos e serviços por meio de transmissões virtuais ao vivo.

Este modelo é, na verdade, uma versão digitalizada do televendas. Mas, com uma particularidade: o cliente pode interagir, em tempo real, com a pessoa ou marca anunciante e efetuar a compra com apenas um clique. O fenómeno, que monitora diretamente a influência dos criadores de conteúdo digital, teve origem na China, um dos mercados consumidores mais digitalizados do mundo.

 

O “novo televendas” deve faturar US$ 1,2 trilião em escala global até 2025

O Alibaba, um dos maiores grupos do país, testou este modelo de vendas em 2017. Na época, o comércio ao vivo gerou cerca de US$ 3 mil milhões. Em 2020, este mercado atingiu os US$ 171 mil milhões, representando 75% das compras online no país asiático. Estes dados são do último relatório Digital Consumer Survey 2021 em Espanha, da Nielsen e da Dynata.

Até 2025, as vendas de streaming deverão gerar cerca de US$ 1,2 trilião em escala global, segundo o relatório. Mais de 44% da população mundial utiliza redes sociais, e este modelo de vendas irá afetar, segundo o estudo, todos os negócios de marcas, retalhistas e plataformas num futuro próximo.

Claramente, existem muitas oportunidades para alcançar, interagir, converter e envolver os utilizadores das redes sociais. Elas são uma importante ferramenta para o marketing, que as utiliza em todo o funil de vendas. Agora, mais do que nunca, esses profissionais e retalhistas precisam de tomar decisões planeadas em torno dessas plataformas em suas estratégias de divulgação e de vendas.

 

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