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O ecommerce mudou o mundo

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O ecommerce mudou o mundo

Não apenas as vendas pelo ecommerce registaram crescimento, como também todo o mercado à sua volta

 

A maneira como os consumidores compram muda a cada dia e transforma rapidamente o cenário do retalho. Segundo estudos recentes, 49% dos compradores pretendem fazer compras online com mais frequência quando a pandemia de COVID-19 terminar. Os gastos no ecommerce foram projetados para aumentar globalmente em 14%, para 2,96€ mil bilhões em 2021. 

 

Mas não apenas o comércio eletrónico registou crescimento vertiginoso, com previsões ainda melhores pelos próximos anos. Toda a cadeia logística e de fornecedores, ligada direta ou indiretamente ao ecommerce, apresentou excelentes resultados no último ano. 

 

O ecommerce ajudou a projetar outros segmentos

Espera-se que o mercado de embalagens de comércio eletrônico, por exemplo, cresça exponencialmente. Uma investigação da Data Bridge Market Research analisa que este mercado vai aumentar a uma taxa anual de 13,6% no período de 2020 a 2027, e chegar a US$ 21.667,92 milhões. 

 

Impulsionada pelo uso generalizado de ferramentas digitais, resultante também da pandemia, a União Europeia (UE) pretende lançar uma carteira digital em todo o bloco. A intenção é dar às pessoas uma maneira perfeita de aceder digitalmente a serviços públicos e privados. (Fonte: Financial Times, terça-feira, 1 de Junho.)

 

A carteira digital faz parte de uma auditoria realizada em toda a UE sobre os métodos de identificação digital existentes e em uso. Atualmente, o sistema é usado por 19 dos 27 países do bloco, e os Estados membros controlariam a implementação do novo sistema. 

 

Vendas online entre os países impulsionadas pelo aumento das startups

Consequentemente, a crescente penetração de dispositivos de computação móvel, assim como o crescimento das startups de vendas online, impulsiona o mercado de logística de comércio eletrónico transfronteiriço.  

 

A crescente penetração de telemóveis e tablets incentivado o desenvolvimento de aplicativos móveis para transformar a experiência do cliente. O comércio eletrónico simplificou a experiência de compra, com o rastreio das vendas diretamente do dispositivo móvel.  

 

Sobretudo, o ecommerce tornou a tecnologia mais fácil, mais barata e ainda mais acessível. A necessidade, agora vital, do consumidor em adquirir bens e serviços no meio digital, acabou por popularizar o comércio eletrónico.

 

Diminuição do transporte público e aumento do delivery beneficiaram as vendas de veículos de duas rodas elétricos

A pandemia teve um impacto positivo também no mercado de motociclos elétricos e e-bikes em todo o mundo. Com os governos a incentivar as pessoas a ficarem em casa e a evitarem sistemas de transporte público, sempre que possível, este tipo de veículo é cada vez mais utilizado, e o delivery cada vez mais solicitado. 

 

Os países Europeus investiram em infraestrutura de ciclismo em larga escala. De acordo com a Federação Europeia de Ciclistas, as vendas de e-bikes na Europa durante a pandemia aumentaram 47%, e nos Estados Unidos o aumento registado foi de 145%.  

 

De acordo com um novo relatório de mercado de motas elétricas, realizado pela empresa de investigação Meticulous Research®, espera-se que as vendas destes veículos cresçam a uma taxa de 29,4% de 2021 a 2028, para atingir US$ 644,5 mil milhões. Ao mesmo tempo, espera-se um aumento de 21,2% em volume, para chegar a 209,0 milhões de unidades vendidas no mesmo período. 

 

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