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O ecommerce europeu crescerá 21,6% nos próximos 4 anos

o ecommerce europeu

Em 8 anos, o ecommerce europeu cresceu mais de 147%, e está previsto arrecadar mais de €700 mil milhões em 2027

 

Definitivamente, o mercado do comércio eletrónico é um dos melhores negócios das últimas décadas em todo o mundo. Depois de crescer mais de 147% em 8 anos, a previsão é de que o ecommerce europeu tenha um novo aumento de 21,6% até 2027. Deste modo, a receita das vendas online deve atingir os 750 mil milhões de dólares (mais de 700 mil milhões de euros).

A projeção faz parte de um relatório do ECDB (EQUAL Common Database da Comissão Europeia), que analisa o comércio eletrónico europeu. Como se sabe, o setor tem sido impulsionado por vários fatores, incluindo a alta penetração do comércio online nas principais economias do mundo e o crescimento constante de consumidores.

Segundo o relatório, 62% dos consumidores na Europa utilizaram canais de compras online em 2022. Enquanto isso, as principais economias do continente, como a Noruega, o Reino Unido, a Alemanha ou os Países Baixos, já apresentam taxas de penetração de cerca de 80% ou mais. No entanto, existe ainda um vasto potencial a explorar nas economias mais pequenas do sul e do leste da Europa, como a Grécia, Portugal e a Polónia.

 

Um crescimento “explosivo” nos últimos 8 anos

Se analisarmos a evolução das receitas do comércio eletrónico europeu ao longo dos anos, verificamos que têm havido flutuações desde 2017. Nos anos de 2020 e 2021 as receitas dispararam, já que o comércio eletrónico teve um forte impulso durante a pandemia. Em contrapartida, isso também explica o declínio ocorrido em 2023, quando a situação da Covid se estabilizou e boa parte das pessoas voltou ao comércio físico.

Mas, para além destas flutuações, as receitas do comércio eletrónico europeu mostram uma tendência de crescimento sólida: desde 2017 aumentaram mais de 147%, passando de 308,6 mil milhões de dólares para 621,6 mil milhões de dólares. E se, sobretudo, tivermos em conta a projeção para os próximos três anos, as receitas irão passar de 621,6 mil milhões de dólares em 2023 para potenciais 756,2 mil milhões de dólares em 2027.

 

Há cada vez mais compradores online

Ao mesmo tempo que a receita aumenta, cresce também o número de utilizadores do comércio eletrónico B2C. o número de consumidores online segue uma trajetória ascendente constante em todo o mundo, chegando a atingir mais de 80% da população de alguns países.

Em 2017, eram 390 milhões de utilizadores na Europa. No final do ano passado, este número aumentou para 540 milhões, um aumento de 38,4%. As previsões sugerem que o crescimento irá continuar: são esperados 552 milhões de utilizadores em 2024 e até 586 milhões em 2027, o que representaria um crescimento de 8,5%.

 

Irlanda, República Checa e Bélgica são os países que geram mais rendimentos

Ainda de acordo com o estudo, no que diz respeito à distribuição da participação nas receitas do comércio eletrónico na Europa, existem grandes diferenças entre os países. A Irlanda lidera com uma quota de 33%, seguida de perto pela República Checa com 30% e pela Bélgica com 29%. Estes países destacam-se pela sua forte penetração e sucesso no comércio eletrónico, indicando um elevado nível de atividade online por parte de empresas e consumidores.

O Luxemburgo e a Suécia também apresentam uma percentagem significativa de 26%, enquanto a Dinamarca está ligeiramente atrás com 24% e a Eslováquia com 23%.

A Espanha, por outro lado, tem apenas uma participação de 20%, valor que partilha com a Noruega, os Países Baixos e a Hungria. Isto demonstra um ambiente de comércio eletrónico bastante uniforme e sugere oportunidades de crescimento e entrada no mercado em toda a Europa.

 

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