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A pandemia criou novos consumidores online

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A pandemia criou novos consumidores online

Além do boom do ecommerce em 2020, a pandemia também mudou os hábitos dos consumidores para sempre

 

Sabe-se que em 2020, por causa da pandemia de COVID-19, as vendas do comércio online apresentaram um crescimento muito significativo em todo o mundo. Um aumento não apenas de receita, mas também de utilizadores.

 

Principalmente, por causa da série de “lockdowns”, da quantidade de pessoas a trabalhar em home office e do estímulo dos governos para que a população ficasse em casa, o ecommerce foi a saída.

 

Entretanto, o que os estudos mostram agora é que, com uma quantidade maior de pessoas a utilizar o meio digital para fazer compras, o comportamento do consumidor modificou-se. Especialistas preveem que, por causa de tamanha evolução, o ecommerce não voltará às previsões pré-pandemia.

 

A pandemia acelerou um crescimento já previsto

Embora os resultados do comércio eletrónico apresentem significativos crescimentos nos últimos anos, 2020 viu o maior aumento da receita até agora. Em meio aos bloqueios impostos pelo COVID-19, milhões de consumidores passaram a fazer compras online.

 

Segundo as estatísticas, a receita das vendas online na Europa atingiu US$ 425,2 mil milhões no ano passado. Este resultado significa um aumento de US$ 71 mil milhões em relação ao ano anterior.

 

As vendas irão dividir receita com outros segmentos

A estimativa é de que o crescimento das vendas em 2021 seja de 9,5% em relação ao ano passado. A princípio, será um resultado um pouco menor porque os consumidores voltarão a comprar em lojas físicas. Aliado a isso, eles irão também reverter parte dos gastos para serviços, como viagens e entretenimento ao vivo, totalmente suspensos em 2020.

 

Entretanto, uma pequena diminuição no crescimento não é motivo de preocupação. Uma projeção feita pelo site de finanças italiano Finaria.it afirma que a receita do mercado Europeu de comércio eletrónico deve atingir US$ 465 mil milhões este ano, o que significa 30% a mais do que antes da pandemia.

 

Mais de 500 milhões de europeus irão comprar online em 2021

Ao mesmo tempo, o número de utilizadores de comércio eletrónico no mercado europeu cresceu de quase 395 milhões de pessoas em 2017 para 455,5 milhões em 2019, ano que a taxa apresentou o maior crescimento.

 

A forte tendência continuou em 2020, com a Europa a ganhar mais 25 milhões de compradores online. As estatísticas preveem que o número de europeus que utilizam o ecommerce deve chegar a 506 milhões este ano.

 

Consequentemente, como o maior segmento do mercado, a moda deve atingir um volume de mercado de US$ 143,5 mil milhões em 2021, ou 32% a mais do que antes do COVID-19.

 

O segmento de eletrónicos e mídia deve gerar US$ 103,5 mil milhões em receita este ano, ante US$ 95,5 mil milhões em 2019, ao passo que móveis e eletrodomésticos e alimentos e cuidados pessoais devem registar US$ 68 mil milhões e US$ 63,6 mil milhões, respetivamente.

 

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