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2024 deve gerar 5,8 mil milhões de euros em vendas online

vendas online

96% dos consumidores europeus utilizaram já o ecommerce este ano, como boa premissa para as vendas online

 

Depois da tempestade, a bonança. Após à desaceleração das vendas online em 2022, parece que os bons resultados no comércio eletrónico mundial voltaram para ficar. Este ano, o ecommerce promete gerar 5,8 mil milhões de euros, valor 10% superior ao do ano passado. A estatística, feita pela empresa de pesquisa de mercado eMarketer, prevê também o ganho de até 6,3 mil milhões de euros em 2025.

Apesar do contexto geopolítico, dos problemas da cadeia de abastecimento e da incerteza económica global, o número de consumidores online deverá ultrapassar 3,4 mil milhões de pessoas em 2024. O montante significa 42% da população mundial. Ainda de acordo com a pesquisa, um quarto do total gerado virá da venda de produtos eletrónicos.

Um outro estudo, o Consumer Insight Report realizado pelo AliExpress, atestou que, pelo menos, 95,8% dos consumidores europeus fizeram compras online no primeiro trimestre de 2024. O inquérito foi realizado a mais de 8.500 utilizadores do comércio eletrónico de França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e Países Baixos.

 

Reino Unido e Países Baixos em destaque

No Reino Unido e nos Países Baixos, a percentagem de consumidores europeus que fizeram compras online no primeiro trimestre foi de 93% e 96%, respetivamente. Relativamente a gastos, 63% dos consumidores do Reino Unido gastaram em média entre 100 e 500 euros em compras durante o primeiro trimestre. Já os consumidores dos Países Baixos, 75% gastaram mais de 100 euros.

Deste modo, em termos de tempo despendido, 35% dos consumidores europeus passam mais de cinco horas por semana à procura de produtos online, ao passo que 50% dos consumidores gastam entre uma a quatro horas por semana nesta atividade.

 

Crescente participação da Geração Z

Novamente, a moda foi a categoria que mais vendeu online no primeiro trimestre. No Reino Unido, a Geração Z e os millennials foram os que mais gastaram nesta categoria, mostrando, sobretudo, crescente evolução na participação das duas faixas etárias no comércio eletrónico.

Aliás, de acordo com o Retail Report 2024 da Adyen, 48% da Geração Z afirma que fez nas redes sociais nos últimos 12 meses. Enquanto isso, existe também crescimento nas várias faixas etárias, que começam a usar estas plataformas para comprar os seus produtos preferidos, com 43% dos Millennials, 40% da Geração X e 30% dos Baby Boomers a fazê-lo.

Simultaneamente, verificou-se que o Facebook Marketplace foi o mais popular entre todas as gerações, enquanto na Geração Z a preferência mantém-se pelo Instagram. Relativamente à loja do TikTok, e, apesar de a sua popularidade crescer a nível mundial, em Portugal foi considerado o terceiro destino de compras mais popular em todos os grupos etários.

Estas estatísticas de comércio eletrónico, a princípio, não só exigem que as empresas se mantenham atualizadas com as novas tendências e tecnologias, mas também que explorem os mercados internacionais para aproveitar mais oportunidades. Deste modo, as soluções especializadas em nuvem e os serviços complementares, como CDNs, viram uma prioridade para muitas empresas de comércio eletrónico em crescimento.

 

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